Perícias e Vistorias

Pesquisa do SPC Brasil aponta que ter um automóvel na garagem é o segundo maior sonho dos brasileiros. Os motivos para comprar um carro variam de pessoa para pessoa. Alguns investem para ter mais conforto, outros para ter liberdade, economizar tempo, ter mais segurança ou pelo prazer de dirigir. Além, é claro, de facilitar a locomoção e viagens em família.

E se você também tem o sonho de ter o seu veículo, deve estar pensando em como viabilizar isso e quais são as opções. Vamos abordar 5 vantagens de comprar um veículo seminovo, em especial para quem quer economizar com depreciação e custos com documentação e seguro.

1. Custo x Benefício

Se escolher um modelo seminovo com pouco tempo de uso, você pode ter a vantagem de não perder com depreciação (entre 20% do seu valor total ao sair da concessionária e mais 10% após um ano, no caso do veículo novo). Além da garantia de três meses oferecida pelas concessionárias, diversos modelos ainda têm direito à proteção de fábrica. Alguns carros podem chegar a uma garantia de até cinco anos.

Outra vantagem do seminovo é o custo da documentação, menor quando comparada a do carro zero. A maioria dos usados vêm com IPVA e DPVAT pagos e podem já estar com seguro.

 

2. Segurança

Os veículos seminovos costumam ser mais equipados com itens de segurança do que alguns veículos novos. Na hora de comprar um seminovo, procure um modelo que ofereça: airbags para passageiros; sistema de frenagem avançado; câmeras laterais e traseiras e sensores anticolisão.

 

3. Vantagem dos opcionais a menor custo

O veículo seminovo pode contar com itens opcionais, como: computador de bordo; bancos de couro; travas elétricas nas cinco portas (bagageiro); direção elétrica; câmbio automático; controle de estabilidade; freios ABS, sensor de estacionamento etc.

 

4. Margem para negociar

Pela grande oferta de veículos usados pelas pessoas físicas ou revendas, é possível ter mais margem para negociar os valores. Por isso é importante pesquisar antes de decidir pela compra. Uma forma de fazer isso é consultando a Tabela FIPE.

 

5. Sem burocracia

A transferência dos documentos do carro seminovo é rápida. Porém, é importante conseguir o máximo de informações sobre o veículo (popularidade de mercado, poder de revenda, conforto, segurança etc.); levar um mecânico de confiança para avaliar o carro; fazer test-drive; verificar a quilometragem e o número do chassi e solicitar o histórico veicular para analisar as manutenções e revisões realizadas e se houve multas ou acidentes. Lembrando que a vistoria de transferência é obrigatória e é recomendado ainda fazer uma perícia cautelar.

 

Vistoria de transferência

A vistoria de transferência, que é obrigatória em todas as transações de compra e venda de veículos no estado de São Paulo, verifica a gravação do chassi, numeração do motor, documentos, placa e lacre da placa, substituindo o antigo decalque do número do chassi, auxiliando na redução das fraudes no momento da transferência de veículos.
Ela checa a numeração do motor para certificar que confere com a cadastrada nos órgãos oficiais e gera o laudo de transferência, documento oficial detalhado e com registro fotográfico. Para a emissão do laudo de transferência a empresa responsável deve ser homologada no órgão público de trânsito da sua região.

 

Por que investir também na perícia cautelar?

Apesar da vistoria de transferência oferecer algumas verificações importantes, ela não checa todas as informações necessárias sobre o veículo. No caso da perícia cautelar, os itens checados englobam avaliação estrutural e uma perícia ainda mais minuciosa do veículo, com garantia de originalidade e consulta do histórico do veículo. Além disso, oferece um laudo completo de avaliação e ampla verificação de documentos.

Todos os dias mais de 20 veículos são reprovados na rede da Terceira Visão por terem sido clonados, batidos, terem danos estruturais ou passado por reformas. Além disso, há veículos com histórico de roubo que trazem para os novos proprietários muitos prejuízos. Para não ser a próxima vítima, é preciso se proteger.

A Terceira Visão realiza pesquisa com dados de bancos nacionais sobre o veículo, evitando que você compre carros roubados, clonados ou caia em golpes comuns de compra e venda. Algumas fraudes só podem ser notadas por peritos treinados. Nossos profissionais vasculham o automóvel para encontrar falhas invisíveis aos fraudadores.

A perícia cautelar garante a sua segurança e de sua família, pois veículos emendados ou batidos agravam futuros acidentes. Além disso, a perícia cautelar custa menos de 1% do valor do veículo e oferece maior proteção.

Faça seu laudo de vistoria e agende a sua perícia cautelar com a Terceira Visão.

agende agora
Open chat