Close

14 de setembro de 2017

O que verificar antes da vistoria no DETRAN?

Quem faz questão de andar com o carro em dia é obrigado a levá-lo para a vistoria anual do Detran. Como os vistoriadores costumam ser rigorosos, é sempre bom fazer um exame preventivo para não cair na famosa “exigência” e perder mais tempo.

Você mesmo pode revisar algumas partes seu automóvel em casa, antes da inspeção. Primeiro, verifique o básico: buzina, faróis, piscas, pisca-alerta, luzes de ré e de freio e eventuais faróis auxiliares. Tudo deve estar funcionando corretamente, inclusive a lâmpada que ilimuna a placa traseira.

É importante lembrar que os faróis auxiliares de longo alcance (de milha) só podem acender junto com os faróis altos. Já os de neblina só devem acender com as lanternas ou com os faróis baixos.

Os pneus também devem ser verificados. Neste caso, a referência é o Tread Wear Indicator (TWI). É um filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem. Quando a altura dos gomos atinge o TWI, quer dizer que o pneu está em seu limite de segurança — que, segundo o Contran (Resolução número 558/80), é de 1,6 mm de profundidade.

Por que limite de segurança? Com os pneus deste jeito, um carro sem ABS pode precisar de uma distância até 70% maior para parar. Já para carros com ABS, a varição pode ser de 35%. Então, mantenha os pneus (inclusive o estepe, que deve estar calibrado) rigorosamente dentro desse limite.